Quem Somos
Maryzé é uma empresa moderna, capaz de responder aos grandes desafios do futuro, pronta a corresponder a uma filosofia que atravessa décadas e tem vestido gerações.
A NOSSA HISTÓRIA
ANOS 50
Corriam os difíceis anos cinquenta. Francisco Costa Chaves e seu irmão José Costa Chaves vendiam tecidos a metro em todo o concelho de Castro Verde, mas também na parte Sul de Beja e até em Almodôvar. A "volta" era feita por caminhos velhos em carros de bestas e bicicleta a pedal. Em cada Monte e aldeia havia pessoas a visitar.
A par dessa viagem constante para servir os clientes, Francisco tinha uma loja aberta em Entradas, na Rua do Arrabalde, na casa em frente à actual Sociedade Recreativa.
No final dos anos cinquenta casou-se com Maria José Costa. O negócio continuou e o casamento levou à mudança da loja, que se instalou na Avenida de Nossa Senhora.
ANOS 60/70
Francisco e Maria tiveram quatro filhos, por esta ordem: Fernando, Graça, Cristóvão e Francisco. Em 1963 o comerciante de tecidos experimentou a emigração em França. Acabou por falecer naquele país.
Um ano depois a sua esposa declarou início de actividade como vendedora ambulante de artigos de algodão. O seu irmão Manuel da Costa auxiliou-a nos primeiros tempos vendendo nos montes e aldeias.
Maria José manteve o pequeno negócio em Entradas (Castro Verde), visitando clientes todas as semanas, que adquiriam produtos a troco de pagamentos por conta num cartão criado para o efeito.
Assim se atravessaram quase duas décadas até que em 1979 o filho mais novo, Francisco Manuel Costa Chaves, assumiu o negócio, também como vendedor ambulante de artigos de Algodão.
ANOS 80
O jovem Francisco corria a região quase toda numa motorizada com uma pequena caixa aberta. O sistema de vendas era o mesmo. A área de negócio começou aos poucos a alargar. A vontade de Francisco fez crescer o negócio. Em 1981 adquiriu um carro comercial que permitiu um alargamento importante da zona de vendas e do número de clientes, enquanto os produtos transportados também cresceram. Cinco anos depois abriu a primeira Loja no centro de Castro Verde, em sociedade com a esposa, Maria Graziela.
Numa homenagem à mãe baptizou-a como "Modas Maryzé". Inicialmente era um pequeno espaço. Daí até aos dias que correm não parou de crescer e modernizar-se.
ANOS 90
A afirmação da "Maryzé" cimenta-se definitivamente. A loja alarga-se e não pára de engrossar o número de clientes. A representação da Levis Strauss seduz os mais jovens e torna a casa mais conceituada e conhecida.
Em 1992 os horizontes aumentam com a abertura de um segunda loja em Aljustrel.
Sempre com um espírito de dar mais e melhor aos clientes surgem novas representações, neste caso de importantes e prestígiadas marcas. À Levis Strauss junta-se a Pringle, Lacoste, Diesel, Pepe Jeans e outras.
SEC. XXI
Em 2003 abre mais uma loja na Rua Capitão João Francisco de Sousa N-1 7800-451 Beja, cerca de dois anos depois mudou-se para a Avenida Miguel Fernandes, 27-A.
Corria o ano 2009 quando renovámos a imagem das nossas lojas em Aljustrel e Beja criando um espaço maior e mais apelativo.
A loja de beja fixou-se nas actuais instalações na Rua Gomes Palma nº 21 uma loja melhor localizada e com alguns exclusivos tais como a MCS-WE THE PEOPLE (Marlboro Classics).
Para irmos de encontro as necessidades da populção e as dificuldades inerentes a crise que atravessou o pais, abrimos a nossa loja OUTLET na Av. Miguel Fernandes em Beja, com produtos de Grandes Marcas com grandes descontos durante todo o ano!
Hoje a Maryzé é uma empresa moderna, capaz de responder aos grandes desafios do futuro, pronta a corresponder a uma filosofia que atravessa décadas e tem vestido gerações.